Novas valores do Salário Mínimo Profissional

VALOR DO SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL 2018

Para jornada de 8 horas é de R$ 8.109,00.

Para jornadas de 6 horas, o novo salário é de R$ 5.724,00.

O Salário Mínimo Profissional dos Engenheiros é um direito garantido pela Lei nº 4.950-A , de 22 de fevereiro de 1966.

SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL, NÃO NEGOCIE.

Com a aprovação do “Negociado sobre o Legislado”, parte da reforma trabalhista do atual governo, os engenheiros com salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (o que atualmente significa onze mil reais), ficaram sem a garantia do pagamento do Salário Mínimo Profissional (SMP), garantido pela Lei 45.950-A/1966.

A lei, que foi conquistada pela mobilização dos sindicatos das categorias e demais entidades de classe, garante um pagamento justo, compatível com as funções e a responsabilidade do trabalho do engenheiro e da engenheira. Ela é fundamental para combater a desvalorização da categoria e a precarização do mundo do trabalho.

A reforma trabalhista, aprovada em julho de 2017, fragiliza a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), garantia máximo dos direitos do trabalhador. Ganha força as negociações realizadas diretamente com os trabalhadores, levando em consideração as peculiaridades de cada empresa. Ou seja, o SMP, para grande parte dos engenheiros, deixa de ser garantido por lei, ele só será respeitado caso aja interesse entre as partes envolvidas (patrão e empregados).

Porém, em momentos de crise e de ataque aos direitos trabalhistas, é indispensável RESISTIR. Seja nas negociações coletivas ou nos contratos individuais, não podemos aceitar propostas que representem a desvalorização da categoria.

RESISTA. NÃO NEGOCIE.

Nosso Salário Mínimo Profissional foi conquistado com muita luta, não podemos abrir mão.

Confira a Cartilha elaborada pela Fisenge: