NOTA DE REPÚDIO DO COLETIVO DE MULHERES DO SENGE-PE

O Coletivo de Mulheres Engenheiras do Senge-PE repudia declarações feitas, no último dia 4/2, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro que desacredita e desqualifica mulheres engenheiras, com falas machistas e misóginas.
As absurdas declarações foram relacionadas ao fato que aconteceu na linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, onde uma cratera se abriu na Marginal Tietê após o asfalto ter cedido. A empresa Acciona, que integra a concessionária responsável pelas obras da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo possui uma política de estímulo à contratação de mulheres.
O Coletivo presta solidariedade às mulheres atacadas diretamente pelo deputado e afirma que não é sobre uma ou algumas, tais declarações escancaram o preconceito tão presente em nossa sociedade que coloca as mulheres em situação de inferioridade diante dos homens em diversos espaços – profissionais ou não.
Na engenharia, resistir é um ato permanente para as mulheres, que têm seu exercício profissional regado de muita luta e garra para conquistar espaços e garantir o respeito e reconhecimento.
Engenharia é sim lugar de mulher.
Coletivo de Mulheres Engenheiras do Senge-PE
Recife, 08 de fevereiro de 2022.