Senge-PE realiza 12º Encontro Estadual

Em formato híbrido, presencial e virtual, o Senge-PE realizou Encontro Estadual com sócios da entidade

No dia 31/07, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco, Senge-PE, realizou, em formato híbrido, seu 12º Encontro Estadual. A parte presencial do evento aconteceu na Casa da Cultura Nordestina e a parte virtual ocorreu através da plataforma digital Zoom.us. O Encontro faz parte da programação local do 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, realizada pela Fisenge, que acontecerá em setembro.

Na ocasião, o engenheiro eletricista e ex-diretor da Chesf José Ailton de Lima realizou uma palestra sobre A privatização da Eletrobras e o risco à soberania nacional. “Enquanto o mundo faz um esforço para dizer: a economia não funciona sem o Estado, o capitalismo não funciona sem o Estado, nós (brasileiros) estamos numa direção que diz o seguinte: nós queremos uma economia que funcione sem o Estado, na contramão do mundo”, explicou fazendo referência à política de privatização ultraliberal do atual governo federal.

Após a palestra de José Ailton, os presentes foram divididos em dois subgrupos, cada subgrupo debateu um dos seguintes temas: Política de Reestruturação Sindical e A construção de um novo projeto para o Brasil. Após as discussões, cada grupo apresentou propostas que serão encaminhadas à Fisenge para aprovação no 12º Consenge. O grupo do tema Política de Reestruturação Sindical, apresentou as seguintes propostas:

1. A Fisenge e os Senges devem estar trabalhando unidos aos movimentos sociais que desejam um país e um mundo diferente, menos desigual, e mais solidário e inclusivo;
  2. A Fisenge e os Senges devem incentivar a criação de cooperativas de engenheiros associados aos sindicatos;
  3. A Fisenge e os Senges devem oferecer mais serviços e convênios (advocatícios, contábeis, planos de saúde, etc.) aos seus associados.

O grupo do tema A construção de um novo projeto para o Brasil, apresentou a seguinte proposta:

1. A Fisenge e os Senges devem formar grupos de trabalho para propor textos de projetos de Lei para encaminhar ao legislativo no intuito de fortalecer nossas empresas públicas.

A eleição dos delegados que representarão o Senge-PE no Congresso foi a última etapa do Encontro Estadual. Foram eleitos por unanimidades: a engenheiras Eliana Barbosa e Roseanne Araujo e os engenheiros Leonardo Sales e Mailson da Silva Neto, o engenheiro Cássio Alves foi eleito como único suplente. Além dos eleitos, irão para o Consenge representando Pernambuco, os delegados natos: Roberto Freire, Eloisa Moraes, Mozart Arnaud, Carlão Aguiar e Plínio Sá.

Todo o evento contou com o patrocínio da Mutua – Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea, através do Divulga Mutua.

Confira as fotos do evento:

Fotos: Rennan Peixe