Senge solicita adiamento da eleição do Sistema Confea/Crea

Em documento enviado ao Confea, diretoria do Senge-PE solicita adiamento da eleição, como medida preventiva à propagação do coronavírus

Diretoria do Senge-PE solicita à Comissão Eleitoral Federal, CEF, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Confea, o adiamento das eleições do Sistema Confea/Crea e Mutua 2020, devido a grande pandemia causada pelo COVID-19, o novo coronavírus.

Entre os argumentos expostos pela entidade, o mais enfatizado é a exposição dos profissionais a espaços públicos e aglomeração, contrariando a orientação de isolamento social da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde Federal. “Avaliamos que a prioridade neste momento deve estar voltada para a preservação da vida e da saúde dos profissionais e de suas famílias”, defendem em trecho do ofício enviado ao Conselho no dia 22 de abril.

Para a diretoria, adiar a eleição é uma forma de garantir a participação de um número maior de profissionais no processo eleitoral, uma vez que, no atual cenário, muitas empresas estão funcionando com quadros reduzidos, nas quais funcionários estão trabalhando em sistema de home office.

“Não há nenhuma previsão científica ou governamental que nos assegure que no começo do mês de junho as atividades já estarão normalizadas, ao contrário, todos os indicativos apontam para o prolongamento do isolamento social e das medidas que vêm sendo tomadas pelas instituições responsáveis. Vale citar que eventos de grande repercussão estão sendo adiados ou cancelados em todo o mundo, como as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020”, defendem no documento. A eleição do Sistema está prevista para acontecer de forma presencial em todo o país no dia 03 de junho deste ano.

Confira carta na íntegra: CT 26/2020 – Solicitação de Adiamento de Eleição