Senge-PE participa de campanha em defesa da Chesf

Outdoors espalham o “Diga não à privatização da Chesf/Eletrobras” em Pernambuco

Com outdoors em todo o estado de Pernambuco, o Senge-PE participa, junto a outras entidades, de campanha em defesa de uma Chesf/Eletrobras pública e a serviço da sociedade.

Com frases como “A energia tá cara? Vender a Chesf é aumentar sua conta de luz”, a campanha tomou conta das ruas do Recife e demais cidades e faz, em todas as peças, um apelo para a população: “Fique de olho no seu deputado!”. Tal apelo é direcionado a votação da Medida Provisória (MP) 1301/2021, entregue à Câmara de Deputados, no final de fevereiro, pelo presidente Jair Bolsonaro, que pretende acelerar a aprovação e também permitir a inclusão imediata da estatal no Programa Nacional de Desestatização (PND).

A MP, que ficou conhecida como “MP do Apagão”, precisa ser aprovada até o dia 23/06/2021, para não perder sua eficácia. O objetivo do Governo Federal é realizar a privatização ainda neste ano.

Entidades de classe, parlamentares e partidos políticos se mobilizam para barrar a aprovação da Medida e garantir que a Eletrobras e suas subsidiárias, incluindo a Chesf, permaneça pública e não caia nas mãos do capital privado. “Vender a Eletrobras/Chesf é entregar nossa energia ao interesse do mercado, um fator fundamental para nossa soberania e segurança energética. E, no final das contas, quem vai pagar o preço é a população com aumento na conta de luz e risco de apagão. Vamos resistir e lutar para que a privatização não aconteça”, falou o presidente do Senge-PE Mozart Arnaud.

Além do Senge-PE, participam da campanha contra a privatização da Chesf-Eletrobras a Frune, o CNU, Sindurb-PE, Sinergia-BA, Instil-AL, Sindeletro, SintePI, Sinergia SE, Urbanitários PB e o SinteRN.