Por expressa maioria, chesfianas e chesfianos aprovam termo de pactuação para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados de 2020
Em assembleia, no dia 11/03/2021, mais de duzentos chesfianos aprovaram, por expressiva maioria, a proposta do Termo de Pactuação para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2020, apresentado pela Eletrobras e Chesf. A assembleia, realizada através da plataforma digital Zoom, foi convocada pelo Sindicato dos Urbanitários e contou com a participação do Senge-PE e demais sindicatos que compõem a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).
O CNE havia apresentado, no dia 26/01, uma contraproposta à Eletrobras. A Diretoria da Eletrobras, por sua vez, apresentou uma nova proposta e deu às entidades sindicais o prazo de até 12/03/2021 para aprovação ou não da mesma. Um dos pontos acatados pela Eletrobras foi a flexibilização da vinculação do Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) 2020 à PLR.
Para o presidente do Senge-PE, Mozart Arnaud, embora longe do ideal, o resultado foi uma vitória para o movimento sindical que, agora, deve concentrar esforços na luta contra a privatização da Eletrobras e da Chesf. “Os Sindicatos estão atuantes na luta contra as privatizações no setor elétrico, mas precisamos juntar forças, explicar à sociedade os riscos de uma privatização e cobrar posicionamento e responsabilidade dos parlamentares. Não podemos descansar, a luta pela Chesf é uma luta contra apagões em nossa região, pela sociedade e, mais ainda, pelo acesso às águas do Rio São Francisco”, explicou.