Chesfianos aprovam Pré-Pauta de Reivindicação 2020/2021

Em Assembleia na Chesf, chesfianas e chesfianos aprovaram pré-pauta de reivindicações nacional e específica do Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021. Documento, após aprovação de sindicatos dos demais estados, será enviado à Eletrobras para iniciar as mesas de negociação do Acordo

O térreo do edifício sede da Chesf foi palco, na última quarta-feira (12/02/2020), de assembleia dos trabalhadores para discussão em torno da pré-pauta de reivindicação para Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021 da empresa. A assembleia foi convocada pelo Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, o Senge-PE se fez presente através de seu presidente Mozart Arnaud e da diretora Roseanne Araújo.

Logo na abertura do evento, o presidente do Sindurb-PE, José de Holanda, prestou esclarecimentos breves a respeito da cobrança da Taxa Negocial, realizada neste mês de fevereiro. De acordo com ele, a diretoria da Chesf, na tentativa de destruir os sindicatos e reduzir a força do trabalhador nas negociações, divulgou vídeo com informações inverídicas e estimulando a oposição ao pagamento da taxa pelos trabalhadores. “Quais os objetivos dos dirigentes da empresa quando querem esvaziar o financiamento dos sindicatos? É acabar com nossa luta. Destruindo os sindicatos estão destruindo a classe trabalhadora”, afirmou Holanda.

Untitled-01-2

Em seguida, foi feita a leitura das duas pautas: a nacional e a específica da Chesf. O presidente do Senge-PE, Mozart Arnaud, destacou a cláusula quadragésima quinta, referente a pessoas com deficiência, uma nova clausula incluída no Acordo. “Na Chesf, nós já tivemos um excelente programa de apoio a pessoas portadoras de deficiência, que foi referência em outras cidades, temas de palestras em universidades. Eu participei do programa, tenho um filho portador de deficiência e sei o que representa para uma família, inclusive no que se refere ao alto custo. Essa questão é muito fundamental, fico muito contente que ela tenha sido incluída na nossa pauta. É um ponto que precisamos defender”, relatou.

Untitled-03-2

Outra questão que mereceu destaque de Mozart foi a cláusula quinquagésima primeira, referente ao Piso Salarial dos Engenheiros. Para o presidente, a reivindicação é justa e dialoga com uma das principais bandeiras do Senge-PE que é a valorização profissional e a garantia do Salário Mínimo Profissional da Categoria. “O atual governo tem feito e incentivado uma movimentação no sentido de retirar direitos e conquistas dos trabalhadores. Tem sido frequente a mudança na nomenclatura da função do engenheiro para analista, por exemplo, como uma forma de fugir do cumprimento dessa lei. Então, é fundamental incluir essa cláusula no nosso ACT, para garantir o respeito às profissões”, declarou.

As pautas foram aprovadas por maioria dos presentes, e, após aprovação dos sindicatos em demais estados, serão enviadas à Eletrobras para dar início às mesas de negociação do ACT 2020/2021.

85 ANOS DO SINDICATO

Mozart Arnaud, aproveitando a oportunidade, lembrou que no próximo dia 14 de fevereiro o Senge-PE completa 85 anos. “Desde que o Sindicato foi retomado para a luta dos trabalhadores, tem construído uma história em defesa de cada engenheira e cada engenheiro desse estado. Para comemorar, realizaremos diversos eventos ao longo desse ano, alusivo a esta data. Todas as chesfianas e todos os chesfianos já estão convidados”, falou.