Operadores do ONS – Recife aprovam Acordo Coletivo que trata sobre alteração de jornada e intervalo de repouso

A pedido dos próprios operadores, Assembleia aprova redução do horário de almoço para 30 minutos
Em assembleia virtual, realizada pelo Senge-PE, operadores do ONS – Recife aprovaram, na tarde desta segunda (17/01/2022) novo Acordo Coletivo de Trabalho específico referente à alteração de jornada e intervalo de repouso. A reunião contou com a participação do presidente do Senge-PE e do coordenador da Intersindical ONS Ailton Andrade.
O ACT, cuja proposta foi enviada pelo ONS, é referente ao período de 2022/2024, o vigente tem validade até 31/01/2022. O acordo é específico para os operadores que trabalham em regime de turnos ininterruptos de revezamento e, entre suas cláusulas, há uma que determina que o intervalo para repouso e/ou alimentação será reduzido para trinta minutos, por jornada de trabalho.

“Há uma ampla discussão a respeito dessa redução da hora de almoço, inclusive com muitas entidades sindicais contrárias, alegando ser prejudicial ao trabalhador. Porém, essa foi uma demanda dos próprios operadores do ONS, então não há motivos do sindicato ficar contra a vontade dos trabalhadores”, explicou o presidente do Senge-PE Mozart Arnaud. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os presentes.
O coordenador da Intersindical do ONS, Ailton Andrade, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância de fortalecer o sindicato. “A gente vem travando negociações bastante difíceis com a empresa, mesmo assim estamos conseguido alguns avanços, esses avanços vêm na medida que os trabalhadores estão mais próximos aos sindicatos. No caso dos operadores, por exemplo, faz três anos que estamos lutando pela manutenção daqueles que ainda ainda não possuem um curso superior de engenharia, e, mesmo que tenha sido negado em primeiro momento no ACT, a empresa concordou em oferecer um auxílio para que estes façam um curso superior e permaneçam, assim, na empresa. Então, a gente pede para que os operadores se filiem ao sindicato, se aproximem da luta, porque assim vocês podem ajudar a conquistarmos mais avanços”, disse.