Nesta terça-feira (05/05), foi realizada reunião de acompanhamento financeiro da COMPESA. Pelo Sindurb, estiveram presentes o Presidente, José Hollanda e os diretores: Antônio Xavier, Jaime José, José Barbosa e Kátia Régis. O Sindicato convidou novamente o representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa, Edson Galdino, para participar da reunião. Pela COMPESA, estiveram o Diretor de Gestão Corporativa, Ricardo Barretto. Também foi convidada uma funcionária da área Comercial para esclarecer algumas dúvidas. No início da reunião, a C O M P E S A apresentou a arrecadação do mês de abril, que fechou melhor do que o esperado: ao invés de 24% a menos (de acordo com a projeção da empresa, apresentada no dia 22/04), a Companhia teve 16% abaixo da meta. No entanto, a queda na arrecadação ainda existe e é necessário o contingenciamento, segundo o Diretor da Companhia.
Após a apresentação do fechamento do mês de abril, o diretor de Gestão Corporativa da empresa afirmou que, para o equilíbrio das finanças, a COMPESA terá realmente que tomar medidas firmes. O Sindurb, por sua vez, disse que os trabalhadores entendem a situação de pandemia que não está fácil para nenhum setor, mas que o momento ainda é de acompanhamento da arrecadação sem a necessidade de aplicação de medidas que impactem nas conquistas dos trabalhadores. “Temos ciência do déficit da COMPESA, no entanto, enquanto pudermos assegurar os salários intactos e benefícios da categoria, nós lutaremos por eles. Não vemos necessidade de mexer nos benefícios dos trabalhadores nesse momento. Podemos continuar acompanhando a situação financeira da empresa e ver o melhor a ser feito”, explicou o presidente do Sindurb, José Hollanda. O SindurbPE também fez referência ao ofício encaminhado para a empresa, no dia 24/04, e exigiu que a empresa apresente prazos para os pagamentos dos retroativos. Entendemos que 90 dias é razoável para se ter uma melhor avaliação do cenário de pandemia, desde que haja datas estabelecidas para o pagamento do que venha a ser suspenso.
Por fim, Ricardo Barretto, agendou nova reunião para a próxima segunda-feira (11/05) para apresentar respostas às cobranças do Sindicato.
Vamos aguardar!
Fonte: Sindurb/PE