A morte de um grande pernambucano

Uma das assustadoras 652* mortes pelo COVID-19 em Pernambuco foi do engenheiro e empresário Ricardo Brennand. Uma perda dolorosa para sua família e para cada pessoa que teve a honra de conviver com um homem tão gentil e um empreendedor entusiasta, seja no que tange o desenvolvimento econômico pernambucano, seja nas áreas sociais e artísticas.

O governador Paulo Câmara não erra em sua nota de pêsames quando afirma que “o falecimento de Ricardo Brennand deixa uma lacuna irreparável na história de Pernambuco”. Engenheiro, empresário e colecionador de artes, com seus 93 anos, contribuiu de forma indescritível no crescimento do nosso estado, para além do viés artístico, ele teve uma forte participação na valorização da engenharia. Construiu fábricas e participou de grandes projetos em todo o país, nas usinas de açúcar, cerâmica, fábrica de vidros, cimento e, claro, na geração de energia.

Nesta área, em 2000, o Grupo Ricardo Brennand concretizou o Grupo Brennand Energia, com implantação de centrais hidrelétricas de forma eficiente, racional e com sustentabilidade ambiental. O grupo tem três parques eólicos e quinze pequenas centrais hidrelétricas e possui usinas de energia em todas as regiões do país.

Só no último ano, 2019, o Brennand Energia anunciou investimentos na construção de três parques eólicos e de uma Usina Solar na Bahia, previstos para estar em funcionamento em 2021 e em 2022, respectivamente. Também em 2019, o Grupo adquiriu uma fatia da Chesf em um parque eólico construído em conjunto pelas empresas.

Em um período incerto para nossa economia e de insegurança para todos os pernambucanos, a partida de Ricardo Brennand nos evidencia a importância de seu trabalho e dedicação para com nosso estado. Tempos difíceis virão, e que falta fará um homem tão competente e comprometido na retomada de nosso desenvolvimento social e econômico. Mas, uma certeza nos conforta, a de que o grande Ricardo Brennand nos deixou um rico legado e seu exemplo inspirará outras pessoas a seguirem seus caminhos em nome do crescimento de Pernambuco.

O SENGE PE HOMENAGEIA UM GRANDE ENGENHEIRO PERNAMBUCANO – RICARDO BRENNAND.