Operadores e Analistas aprovam aumento de jornada de trabalho durante pandemia

Operadores e Analistas de Tempo Real do ONS – base Recife votam favorável para mudança em jornada de trabalho, medida preventiva para o enfrentamento previsto de emergência na saúde pública, devido ao COVID-19

Em Assembleia realizada pelo Senge-PE, representando a Intersindical ONS, na última segunda-feira (06/04), em ambiente digital, operadores e analistas de tempo real do Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS) base Recife aprovaram a alteração da jornada de trabalho dos operadores de 8h para 12h e redução do intervalo intrajornada.  Tais medidas fazem parte da política de prevenção adotada pelo Operador para evitar a propagação do COVID-19, o novo coronavírus.

O presidente do Senge-PE, Mozart Arnaud, iniciou a assembleia ressaltando a importância das atividades exercidas pelos empregados do ONS diante da pandemia atual. “Como enfrentar a pandemia sem energia elétrica? Aos operadores do ONS, que seguem executando suas atividades, enquanto muitos estão em isolamento social, nossos agradecimentos e reconhecimento pelo exercício de suas atividades, que são essenciais para a sociedade”, falou.

As atividades executadas pelo ONS são caracterizadas como essenciais, portanto, não há a possibilidade de liberação de todos os empregados para exercer atividades em sistema de trabalho remoto. O aumento de turno é uma alternativa para reduzir o número de viagens realizadas pelos empregados, atendendo assim orientação da Organização Mundial de Saúde e das autoridades locais competentes, quando orientam para restrições quanto à locomoção e aglomeração de pessoas.

Participaram da assembleia dezoito empregados, e, em regime de votação, dezesseis foram favoráveis a alteração, um contrário e houve uma abstenção. Com a aprovação também nas outras bases, Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro, a nova jornada de trabalho passou a valer a partir do dia 07/04, e durará até o dia 06/07, podendo ser adiada diante da situação da pandemia do novo coronavírus no país. Além do aumento da jornada, os operadores terão 60 minutos de intervalo para repouso e/ou alimentação e receberão um adicional de ½ ticket refeição por dia de trabalho.