Senge-PE participa da XX Semana de Engenharia de Pesca

Em mesa sobre Valorização Profissional do Engenheiro de Pesca, o presidente eleito, Mozart Arnaud, fala sobre a importância da organização dos trabalhadores e desafia estudantes e profissionais a colaborarem com a melhoria social

Presidente eleito do Senge-PE, Mozart Arnaud, participou, na manhã de hoje (13/12), de um debate sobre Valorização Profissional do Engenheiro de Pesca, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento faz parte da programação da XX Semana do Engenheiro de Pesca, organizada pela Associação dos Engenheiros de Pesca de Pernambuco (AEP/PE). Além de Mozart, participaram da mesa o presidente eleito do Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca (Faep) e representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), José Carlos Pacheco, e o presidente da AEP/PE, Rodolfo Rangel.

Para Mozart, a garantia da valorização da profissão de engenharia de pesca passa pela organização dos trabalhadores, visando combater, em coletivo, as ameaças diversas aos direitos trabalhistas. “Se eu for defender algo sozinho, sou só Mozart. Mas, se houver união, e muitos se juntarem por uma causa, eu torno a luta uma realidade”, falou.

O presidente do Senge-PE desafiou os estudantes e profissionais presentes a prestar serviços técnicos a comunidades, como forma de contribuir para a melhoria na qualidade de vida da população. “Vocês são privilegiados, são poucos os brasileiros que conseguem cursar engenharia de pesca. Eu tenho um desafio para vocês e para a AEP, vamos discutir uma forma de colaborar, enquanto engenheiros de pesca, para a sociedade. Colocar tudo que aprendemos aqui a disposição dos mais necessitados. Esta atitude vai contribuir com a melhoria social, mas também vai certificar vocês cada vez mais como engenheiro de pesca”, sugeriu. Em seguida, apresentou o manifesto “Engenharia Para Todos”, assinado pelo Senge-PE junto à Associação Brasileira de Engenheiros Civis e Associação dos Engenheiros de Segurança de Trabalho de Pernambuco.

ENGENHARIA PARA TODOS

O “Engenharia Para Todos” é um manifesto assinado pelo Senge, Abenc e AESPE, que visa prestar serviços técnicos para comunidades necessitadas. O primeiro projeto acolhido pelas entidades tem sido a elaboração do projeto de reforma, estrutural e elétrica, do Edifício Holiday. Localizado em área nobre do Recife, no bairro de Boa Viagem, o edifício foi desocupado pelos órgãos públicos, que alegaram risco de vida aos moradores e vizinhança.