O desmonte da previdência social foi pauta de debate no Senge-PE

Para comemorar a passagem dos 82 do Senge-PE, a diretoria do Sindicato realizou, no dia 14 de fevereiro, o primeiro Roda de Conversa, com o tema: “Previdência Social: desmonte não é reforma”, no auditório de sua sede.

Para contribuir com o debate foram convidados o advogado trabalhista, militante da Consulta Popular e colunista do jornal Brasil de Fato Pernambuco André Barreto e a enfermeira, secretária de políticas públicas do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco, Sindsep-PE, Lindinere Ferreira.

A enfermeira Lindinere iniciou sua fala com um resgate da história da previdência social no Brasil, com conquistas e retrocessos. “A previdência social é fruto da luta dos trabalhadores. Ela começa, inclusive, a partir da grande greve nacional que começou em São Paulo, indo depois para o Rio de Janeiro e Minas Gerais, em 1917”, acrescentou.

O advogado André Barreto tocou nos pontos mais técnicos da reforma, esclarecendo os presentes a respeito de todas as mudanças propostas, destacou também o porquê da reforma neste momento de crise econômica “prolongada e rastejando dentro do capitalismo global”, “o interesse da reforma da previdência é, justamente, você impedir o acesso do trabalhador a esse sistema público, você impede, cria uma barreira imensa, você cria regras que impede diretamente o acesso, ou seja, o trabalhador que não vai poder mais acessar esses benefícios da previdência social vai ter duas saídas: se ele tem o mínimo de recurso, ele vai acessar o mercado privado financeiro, por meio da previdência privada, se não, ele vai trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar”, afirmou.

Para finalizar, os palestrantes convidaram todos os trabalhadores à luta para combater essa reforma e demais retrocessos propostos pelo atual governo.

RODA DE CONVERSA

O Roda de Conversa é um ciclo de debates, que teve seu início em 14 de fevereiro, e acontecerá, de três em três meses, com temas relevantes a respeito da política nacional para debates na sede do Senge-PE. A segunda edição do ciclo de debates aconteceu no dia 30 de maio e teve como tema “Intolerância nas relações sociais”. O objetivo é esclarecer o público a respeito dos mais diversos temas e promover uma troca de informações e conhecimentos entre os presentes.

Para saber mais informações e acompanhar nossa programação, acompanhe o Senge-PE em nossos canais de comunicação.