XXI Conbep será em Manaus

Capital da Amazonas sediará o XXI Conbep, em 2019

O XXI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, Conbep, acontecerá na cidade de Manaus-AM, no ano de 2019. A escolha se deu através de eleição em assembleia, durante o XX Conbep, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de outubro, em Florianópolis-SC. Com 53 votos favoráveis, os engenheiros da Amazonas conquistaram seu pleito de sediar o Congresso. A disputa ocorreu com os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. A defesa do local foi feita pelo presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas, AmazonasTur, Orsine Junior.

De acordo com o engenheiro amazonense do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Dr. Rogério de Jesus, o objetivo principal de levar o Conbep para a região é incentivar a atividade pesqueira no local e sensibilizar as autoridades para a transformação de cursos de tecnólogos para graduação em engenharia de pesca. “A região da Amazônia Ocidental, que compreende 4 grandes estados – Amazonas, Roraima, Rondônia e o Acre, possuem apenas 2 cursos de engenharia de pesca, e ocupam cerca de 25% do território brasileiro”, explicou.

Além disso, segundo o presidente da Associação de Engenheiros de Pesca do Amazonas, Tomás Igor Muñoz Sanches, o Conbep irá proporcionar o treinamento, a atualização, a apresentação de trabalhos técnico-científicos e oportunidade de troca de conhecimentos entre os profissionais locais com os das demais regiões. “Muitos profissionais da Amazônia não têm a possibilidade de ir até o Sul, Sudeste ou Nordeste. Realizar o Conbep em Manaus vai beneficiá-los, com a ida dos principais experts em pesca e aquicultura de outras regiões e do mundo”, disse Tomás Sanches.

O Conbep é o maior fórum nacional de intercâmbio técnico-científico da área, e tem uma média de 2mil inscritos em cada edição, entre pesquisadores, técnicos, acadêmicos, profissionais da extensão pesqueira, produtores, empresários da cadeia produtiva de pesca e aquicultura, e organizações não governamentais.

ESTUDANTES

O presidente da AmazonasTur, Orsine Junior, reforçou o comprometimento do Governo do Estado em garantir hospedagem a custos acessíveis aos estudantes, como alojamentos nos navios, prezando pela segurança e conforto.

 

Descubra mais sobre SENGE-PE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading