memórias senge-pe

Retrospectiva de 86 anos de atuação do Senge-PE

1935 – 14 de fevereiro

Em uma noite de quinta-feira, engenheiros pernambucanos se reúnem no Recife e criam o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco, Senge-PE. Entre as principais demandas do grupo estavam: o combate ao emprego dos estrangeiros, que ocupavam as vagas dos brasileiros, a regulamentação da profissão e a luta por melhores salários.

Em 1950, o Senge-PE associa a primeira engenheira da entidade. A engenheira civil Maria Eugênia de Moraes.

No final da década de 70, com a chegada da Chesf, da Sudene e de outros órgãos e grandes empresas de engenharia consultiva, o número de sócios ultrapassou a barreira dos 2.000.

1983 – 26 de dezembro

Na Rua Afonso Pena, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife, uma segunda-feira marca o início da reconstrução do Senge-PE, com uma nova direção eleita por 71% dos votos da categoria.

“Queremos uma entidade forte, democrática e solidária com o povo brasileiro na sua justa aspiração de cidadania”, escreve a diretoria eleita na edição nº 1 do Jornal do Engenheiro. A capa já deixa bem claro o posicionamento político do grupo que dirigiria a entidade nas próximas décadas: Diretas já é direito.

Jornal do Engenheiro Nº 01, publicado em 1984

“As reuniões que a gente fazia, na época, era reunião ampliada, tanto do planejamento, quanto as reuniões políticas para tomar decisão, chamava todo o coletivo que nos apoiou. Geralmente participava em torno de 30 a 40 engenheiros e engenheiras”, narra o engenheiro civil Jurandir Liberal, que foi tesoureiro da primeira gestão deste grupo no Senge-PE, junto a companheiros como Claudio Pinto (presidente), Claudio Marinho (secretário), Carlão Aguiar (representante da Federação) e outros.

O Senge-PE foi base de criação de várias entidades, como o Sindifisco, Sindsep, Sindserpe e Sindsprev, apoiando e ajudando a construir muitas oposições democráticas de outros sindicatos.

Diretoria no triênio 1989/1992

A entidade esteve presente em todas as grandes lutas democráticas da nação, como as Diretas Já, o impeachment de Collor e, hoje, pelo Fora Bolsonaro.

Diretores em ato contra as reformas trabalhista e da previdência em 2018

CONSENGE

Em 1999, o Senge-PE realizou, junto com a Fisenge, o Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que aconteceu na cidade do Recife-PE.

Consenge em Pernambuco

CARTILHAS

Nos anos de 2014 e 2015, o Senge-PE publicou duas cartilhas: Por um espaço público cidadão: o encontro do edifício com a rua e Por um espaço público cidadão: a mobilidade e a conquista da rua, em parceria com um grupo de arquitetas e urbanistas. Foram contribuições efetivas que o sindicato ofereceu ao Recife, trazendo debates sobre temas relacionados ao planejamento urbano da cidade.

DEBATES

Papo de Engenheiro “Previdência Social: desmonte não é reforma”, realizado em 2017.

O Senge promoveu uma série de debates sobre a engenharia e a política nacional, denominados “Papo de Engenheiro” e “Roda de Conversa”, no auditório de sua sede. Entre os temas discutidos: Gerenciamento de recursos hídricos, O modelo do setor elétrico brasileiro, Reforma da Previdência e outros.

ANIVERSÁRIO DE 80 ANOS

Comemoração dos 80 anos do Sindicato em 2015 / Foto: Rayanne Morais

Em 2015, o Senge-PE comemorou seus 80 anos em evento que contou com a presença de diversos nomes da engenharia nacional, como o então presidente da Fisenge, Clóvis Nascimento. 

ANIVERSÁRIO DE 86 ANOS

No dia 17 de junho de 2021, o Senge-PE comemorou a passagem dos seus 86 anos em um evento híbrido. Na ocasião, os engenheiros Clayton Paiva e Pompeia Pessoa foram homenageados.

Foto: Rennan Peixe

DEPOIMENTOS

“O Senge-PE sempre contribuiu na luta pela valorização profissional da engenharia e também na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e soberana. Na luta pelos direitos das mulheres, o Senge sempre foi um aliado. Esteve presente na criação do Coletivo de Mulheres da Fisenge, que culminou na Diretoria da Mulher e sempre foi companheiro na defesa das nossas pautas. Viva o Senge e muitos anos de luta!”

Simone Baía é engenheira química e foi diretora da mulher da Fisenge

“O Senge-PE com seus 86 anos de lutas históricas, agrega ao sistema Confea /Crea com debates que visa fortalecer o cidadão em suas causas libertárias e no seu direito de construir a pluralidade das ideias e o fortalecimento da sociedade. Parabéns! Que possamos ter o Senge-PE por muitos anos forte e atuante na defesa dos profissionais e suas bandeiras.”

Adriano Lucena é presidente do Crea-PE

José Ailton

“A história é composta pelos fatos. Os fatos vividos pelo Senge-PE espelham a vida econômica e política dos engenheiros e engenheiras. Com 86 anos de vida lutamos por dignidade e justiça social para todos. Estamos na luta.”

José Ailton é engenheiro eletricista e foi diretor da Chesf/Eletrobras

“Parabenizo o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) pelos seus 86 anos de existência, defendendo os interesses da nossa classe. São quase nove décadas na busca de melhores salários e condições de trabalho. Atualmente, as nossas bandeiras são a Reforma da Previdência e o salário mínimo profissional.”

Roberta Meneses é engenheira civil e diretora geral da Mutua-PE